Arquivo Público de São José completa 30 anos de serviços

Em seu acervo, há documentos de 1803 até os dias de hoje, sendo composto por livros, papel, filmes, contatos, negativos e outros suportes./Foto: Divulgação

Arquivo Público de São José completa 30 anos de serviços

29.09.2023

O Arquivo Público do Município de São José dos Campos, localizado no Parque da Cidade, está comemorando 30 anos de existência neste domingo (1º). O Arquivo Público é o órgão da administração pública municipal responsável pela elaboração, acompanhamento e implementação da política municipal de arquivos. Todo o material está à disposição para consulta da população.

Em seu acervo, há documentos de 1803 até os dias de hoje, sendo composto por livros, papel, filmes, contatos, negativos e outros suportes. Todo esse acervo totaliza 43 milhões de registros.

Com a introdução da digitalização, que é realizado como apoio a Câmara e do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Pesquisa e Desenvolvimento da Univap (IP&D), mais de 5 milhões de registros já se encontram disponível ao acesso público on-line.

Dentre os serviços prestados, estão consulta de acervos fotográficos, pesquisa e emissão de certidões para diferentes fins, área de leitura de documentos e biblioteca de referência com mais de 7 mil títulos para consultas em diversas áreas acadêmicas.

A historiadora e geógrafa Nádia Csokynai Del Monte Kojio, especializada em Arquivologia e Gestão de Documentos Digitais e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Políticas Públicas de Patrimônio Cultural, está à frente do Arquivo há 27 anos. Ao longo da sua trajetória pode ver o arquivo crescer gradualmente, ganhando cada vez mais importância para a cidade e seus munícipes, por meio da gestão documental, do trabalho atencioso de curadoria e restauração do acervo.

"O Arquivo é um grande cérebro em constante crescimento, ele produz politicas púbicas, guarda as memórias de um município, legitima o poder dos governantes e garante autenticidade, aos dados, documentos e informações”, disse a coordenadora Nádia.

Arquivo Público do Município

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana